segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Camping Retiro dos Padres

Enfim, 2009 começou para mim. Acampando denovo depois de tanto tempo!

Depois de tanto buscar na memória por aquelas imagens salvas do local, eis que em cima da hora este foi o destino escolhido para este acampamento: Camping Retiro dos Padres, situado à praia de mesmo nome (ou Ingleses) em Bombinhas.

Sai de Joinville um pouco atrasado, pois pretendia sair em ponto as 18 horas para chegar ao destino ainda com claridade e aproveitar a última sexta com o horário de verão. Não deu, me atrasei e em Porto Belo/Bombinhas o trânsito (principalmente pelos estrangeiros) estava horrível. Resultado: montar acampamento e tudo mais no escuro, ou quase, se não fosse os faróis do carro e as lanternas e similares. Local escolhido, árvore na medida... estreei minha versão para o piso ecológico que foi muito bem vindo, e também utilizei pela 1ª vez um material que daqui pra frente vai substituir muito bem a lona preta que usava debaixo da barraca, pois mandei fazer também com ilhoses, um "fundo" na medida certa e de um material bem mais reforçado que a lona, aquele mesmo material para "toldos" comerciais.



E o camping? Eu já sabia que o camping era simples... nada de luxos e exageros. O Camping Retiro dos Padres fica no final da Rua das Garoupas, na praia de mesmo nome, mas com um acesso sofrível pelo lastimável estado da parte final da estrada. Para quem conhece Bombinhas (SC) o camping fica depois ainda do acesso (a pé) para a também famosa praia da Sepultura.
O camping ainda estava bem movimentado, apesar de não ser alta temporada e ainda não ser carnaval, entretanto, pude na sexta escolher um ótimo local, já quem chegou no sábado não teve esta mesma sorte.
A infraestrutura (agora sem o hífem) poderia ser melhor, pelos R$ 23,00 cobrados à diária, apesar do esforço do pessoal em limpar 3 vezes ao dia os banheiros e depenências (únicas) à disposição dos campistas, acaba não sendo aquilo tudo. Faltam portas nos boxes e não achei nenhum chuveiro quente. Senti falta também de uma maior organização no estacionamento, mais pontos de iluminação e rede elétrica... ah, e umas torneiras a mais ao menos não faria mal a ninguém, pois a única Edícula existente (BWCs, tanques, duchas...) fica longe para certos campistas... e enfim...

Mesmo assim compensa, apesar dos pesares, as belezas naturais são incrivelmente estonteantes, vale muito a pena enfrentar tudo isso. Pude tirar várias fotos. O mar altera de cor conforme a profundidade, e é sempre composto por águas cristalinas. O ambiente com isso mistura um pouco de montanhas, rochas, mar e muito verde... Sensacional.

Além disso, indico a quem estiver por lá... conhecer as trilhas diversas, o mirante da antena, a praia da Lagoinha, Conceição, do Trapiche e da Tainha (esta última mais longe).


Estas fotos todas são do "Retiro dos Padres", do camping e das proximidades... Mais fotos de Bombinhas aqui !

5 comentários:

Anônimo disse...

FK, belas fotos!
Espero um dia passear por essas bandas...
[]'s

Luiz Campista disse...

Oi Fábio. Carinho esse camping, não? Mesmo preço do 4 Ilhas, que oferece uma estrutura melhor. Estão cobrando o panorama, rsrs.
De qualquer forma, acordar, abrir a barraca e dar de cara com esse visual é tudo de bom.
Abs.

Fábio Kuhnen disse...

É verdade seu Luiz... quase fui pro 4 Ilhas, mas no final fiquei por ali mesmo, não foi fácil montar tudo em meio ao escuro. A infra carece melhorias com certeza... mas o visual, nossa... não ter uma cerca ou muro em frente a barraca já ajuda muito a tudo ficar mais bonito. Abraços!

Jakson disse...

Olá...
Vc ainda está respondendo aqui?

Unknown disse...

Boa noite colegas... citei seu post em meu blog... forte abraço http://campingefotografia.blogspot.com.br/2015/02/5-camping-retiro-dos-padres.html