terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Colchonete, Colchão Inflável ou Saco de Dormir?

Resolvi postar sobre este assunto devido perceber que muitos colegas, até mesmo os já campistas relatam indecisão sobre a melhor escolha na hora de “preencher” sua barraca com o conforto adequado na hora de descansar. Abaixo falarei um pouco sobre três opções, a partir de minha humilde opinião. Colchonete, Colchão Inflável ou Saco de Dormir? Eis a questão...

Colchonete

Sem dúvida, a opção mais barata na hora da compra, e geralmente vendido na opção “solteiro”. Tem a espessura bem fina, o que em algumas ocasiões faz torna possível sentir as imperfeições do solo onde está montada a barraca. Quem prefere mais conforto na hora de acampar, certamente não é a melhor escolha. Um fato positivo em relação aos colchonetes, é a questão de que em muitos lares existe um ou mais deste guardados, e na hora do acampamento eventual, fica mais “à mão” pedir emprestado aquele colchonete “florido” aos pais que tá valendo.

Saco de Dormir

Dentre as três opções aqui comentada, é a que apresenta uma maior variedade à disposição dos compradores. Apesar de o produto manter seu formato com poucas variações, as especificações que mais podem sofrer alterações são exatamente as relacionadas a temperatura (externa) a quais estes suportam. Seu uso pode ser no clima tropical, mas creio que para os aventureiros que enfrentam temperaturas mais rigorosas, digo, mínimas estes seriam mesmo os mais indicados. Praticantes de aventura e de campismo selvagem tendem a sequer pensar em outra opção na hora de dormir. Os sacos de dormir chegam a apresentar um volume menor na hora de transportar relacionados as outras opções e são relativamente leves, o que ajuda na hora do transporte, geralmente em mochilas cargueiras, disputando espaço com todos os outros acessórios do aventureiro. Pode apresentar um valor de investimento bem mais superior se comparado aos colchões infláveis, mas mesmo assim, alguns modelos são também utilizados por campistas que escolhem campings fechados e que eventualmente o acessam não indo de carro. Para quem viaja em casal, talvez seja a opção menos procurada. Porque será?
Colchão Inflável

Dentre os tipos de acomodações aqui comentadas, o Colchão Inflável é a escolha deste blogueiro aqui e de sua parceira de campismo. Mesmo que das três opções mais utilizadas este é a que desprende maior trabalho na hora de prepará-lo (inflando-o dentro da barraca) é o que considero proporcionar maior conforto, ao lembrar de forma muito próxima o conforto de nossa cama residencial. São vendidos os solteiros e os de casal, contando ainda com diferenças de altura, até os chamados “King Size”. Eu tenho um modelo Básicão de uma marca barata, mas que serve muito bem e nunca me deixou na mão. Para inflá-lo, utilizo uma bomba de dupla ação (não confundir com as duplas), mas existem os “foles” de pé (nos quais pisamos), os infladores elétricos (no carro ou tomada convencional) e existem os que são embutidos nos próprios colchões... Falando em colchões, existem até modelos com travesseiro embutido. Possuo três travesseiros (em dois formatos) também infláveis, que garantes também uma redução no volume de “tralhas” a serem transportadas, auxiliando a quem combate sempre a necessidade dentro de um tamanho de porta-malas. Os preços variam um pouco, mas apartir de R$ 30,00 já se encontra algum modelo e a bomba quando necessária de ser adquirida em separado por menos de R$ já se encontra modelos adequados.

Outras opções...

Há quem encare um acampamento dormindo direto no fundo da barraca, outros apenas encaram o isolante térmico... Falando nisso existe um modelo que considero ser algo mais que os isolantes térmicos usados junto dos sacos de dormir. Trata-se de um modelo auto inflável qeu com isso fica com uma expessura maior e assim traz por si só um pouco mais de conforto. Ainda, para quem gosta de tirar aquele cochilo de tarde numa sombra ou mesmo podendo ser usado dentro de uma barraca grande tipo estrutural, são as redes para camping (vide foto abaixo) em poliestes ou como "rede" mesmo, é procurada por muitos. Normalmente se adaptam a uma estruitura metálica apropriada. Falando em barracas grandes, pesquisem na internet e verifiquem que em outros países (como nos EUA) muitos campistas dormem a uma altura considerável do solo... não sei se os amigos internautas já perceberam, por tudo isso pode ser receio de animais silvestres ou peçonhentos... comentem ai.

Um comentário:

andre disse...

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
... ... ...
COLCHÃO INFLAVEL CAMPING

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=colchao&IDCategoria=178

CAMPING

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178